NVE inicia obras de ampliação e requalificação da Escola Básica Prof. Carlos Teixeira em Fafe


A NVE iniciou a obra de ampliação e requalificação da Escola Básica Prof. Carlos Teixeira em Fafe, um investimento na educação por parte do concelho de Fafe de cerca de 4 milhões de euros e com um prazo de execução previsto de 540 dias.



Este centro educativo deverá acolher os alunos do 1º ciclo das escolas da Devesinha e do Santo, que serão entretanto encerradas e os alunos do 2º e 3º ciclo da atual escola E.B. Prof. Carlos Teixeira.



Serão requalificados e ampliados o conjunto de edifícios dispostos em duas plataformas, numa área com cerca de 27.000m2 localizada próximo do núcleo urbano da cidade.



O projeto deriva em duas formas de intervenção, ampliação e requalificação dos blocos existentes. A intervenção, para além do objetivo da ampliação, também prevê a remodelação de espaços existentes, que atualmente se encontram em uso. A estruturação projetada para estes espaços existentes irá permitir a sua integração no projeto que agora se executa. De forma a gerir melhor o espaço existente, será construído um edifício novo com dois pisos o que irá implicar a demolição de dois blocos de aulas existentes.



O edifício novo é composto por dois pisos, sendo que, o rés-do-chão será destinado ao 1º ciclo e será constituído por salas de aulas, salas específicas, salas de apoio, instalações sanitárias alunos e professores e auditório com 127 lugares. No piso superior do mesmo edifício, a distribuição dos compartimentos é repetida com a exceção do espaço destinado à biblioteca e salas específicas (laboratório). Este piso será destinado para o 2º e 3º ciclo de ensino com salas de aula, salas específicas, salas de apoio, instalações sanitárias e biblioteca.



O novo conjunto arquitetónico, em termos volumétricos, será integrado com o edifício existente. O projeto terá como resultante uma arquitetura sóbria, de traça e materiais comuns aos edifícios existentes.



Este projeto pretende proporcionar à população do concelho de Fafe, igualdade de oportunidades no acesso a espaços educativos de qualidade e impulsionadores do sucesso escolar.



A vasta experiência da NVE na construção de obras escolares assegura o correto desenvolvimento desta obra contribuindo para a modernização da oferta escolar no concelho de Fafe.


Publicada em 9 de novembro de 2017